Banner

Software

Blog

Software como apoio no controle de estoques

Um software têm muitas funcionalidades e benefícios no controle de estoques dos negócios

10/12/2021
Facebook Whatsapp Linkedin

As tecnologias no varejo contribuem para as empresas otimizarem a prestação de serviços e levarem ao crescimento. Diante disso, gestores devem ficar de olho nas tendências e adotar softwares no controle de estoques. 

 Algumas empresas desacreditam no potencial dos softwares e acabam optando por alternativas que atrapalham o funcionamento do negócio. Com isso, gestores acabam perdendo muito tempo em processos manuais, tendo como consequência uma experiência ruim para os clientes no consumo de produtos. 

O software como apoio no controle de estoques é o segredo para o sucesso no varejo. Que tal conhecer algumas de suas funcionalidades e benefícios da tecnologia? Continue a leitura do conteúdo! 

 

As vantagens de um software no auxílio do estoque 

Conheça a seguir alguns exemplos dos benefícios que um software pode trazer no controle de estoques do seu negócio. 

 

Automatização de processos

A automação de processos é a solução para quem busca gastar o menor tempo possível. A automação monitora tudo o que ocorre. Quando um produto é vendido, automaticamente o sistema atualiza e você tem total controle do ritmo de vendas. 

 

Integração entre fornecedor e empresa 

Com um software fica possível informar ao gestor os produtos que necessitam de reposição. Por meio de relatórios, o negócio tem controle total da entrada e saída de produtos, pedidos realizados a fornecedores e prazos de entrega. 

 

Redução de custos 

Toda empresa busca diminuir custos. Com apoio de um software, todos os processos são feitos no digital. O tempo que era usado para compilar dados, passa a ser usado para analisá-los. 

 

Melhoria nos inventários 

Além do controle do estoque, um software colabora na movimentação do inventário. As informações em tempo real diminuem os erros, falhas e imprevistos. 

 

As funcionalidades de um software de controle 

Um software no controle de estoque reúne muitas funcionalidades que contribuem na gestão eficaz das mercadorias. Confira algumas funcionalidades. 

 

Cadastro de produtos e fornecedores 

Atualizar os dados de fornecedores, EANs e novas SKU é muito mais prático. Mais uma vez, o gestor economiza tempo em tarefas manuais e passa a ter mais tempo para atividades de análise e entendimento do negócio.

 

Controle de pedidos 

Com um software é possível acompanhar de forma mais efetiva as datas de pedidos, entregas, cumprimentos de prazos e a qualidade no atendimento. Isso vale, inclusive, para aplicativos mobile.

 

Produtos em estoque

Para alcançar as metas de vendas também é essencial ter os produtos sempre disponíveis para os clientes. Com auxílio do software é mais fácil verificar a disponibilidade de produtos e sempre manter o estoque atualizado. 

 

Análise de perdas / Quebra de Inventário

Com o software, torna- se mais fácil registar as perdas de produtos. Além de ser mais organizado, permite gerar relatórios mais efetivos (ex. fabricante ou fornecedor e saber quantos produtos foram perdidos) facilitando descobrir as causas das perdas. 

Gostou do conteúdo? A ECS é especialista em Fábrica de Software. Entregamos um software personalizado conforme a necessidade da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais. 

Veja mais

Ilustração