Banner

Software

Blog

O que é a Metodologia Scrum e como aplicá-la no seu negócio

A Metodologia Scrum é utilizada no gerenciamento de projetos focados em resultados inteligentes

25/05/2021
Facebook Whatsapp Linkedin

Um desafio comum de todos os profissionais é alcançar bons resultados na gestão de projetos atendendo prazos e investimentos. Para auxiliá-los nessa jornada foi criada uma metodologia que ajuda a organizar e monitorar as atividades de forma eficiente. “A metodologia Scrum é um método ágil para gestão de projetos de software, mantendo dinamismo nas atividades diárias, tanto de planejamento como de execução” – explica Fabiano Goetze, Gerente de Projetos da ECS. 

A origem do nome vem de uma formação do esporte rugby, no qual oito jogadores de cada time se encaixam para formar uma espécie de muralha humana. “Aplicamos o Scrum como um framework para gerenciamento ágil de projetos de software, orientando nossas entregas sempre em direção das necessidades destacadas por nossos clientes” – destaca Fabiano. 

 

A metodologia Scrum 

Originada pelo desenvolvedor Jeff Sutherland, o Scrum tem como base a formação de times pequenos e multidisciplinares, feedbacks constantes e a contribuição dos envolvidos. 

A metodologia é focada em resultados inteligentes e alinhados com as demandas existentes, sendo vista como uma metodologia que orienta os trabalhos dos times e prepara o negócio para entregar novidades frequentemente. Segundo Fabiano, o Scrum também é muito eficiente para o alinhamento de expectativas: “Usamos em nosso cotidiano para manter os clientes alinhados sobre nossas atividades atuais e as entregas futuras. Tecnologia é um meio que deve ser explorado para atingir os objetivos da Companhia e o Scrum nos ajuda a manter esse foco”.

 

Princípios básicos do Scrum 

Em 2014, com a intenção de popularizar a metodologia, Jeff Sutherland publicou um livro para explicar os principais pontos do Scrum, que estão resumidos a seguir. Confira: 

Reuniões diárias: objetivas e rápidas – em apenas 15 minutos é viável repassar todos os pontos, discutir dúvidas e fazer alinhamentos de atividades entre o time. 

• Mostrar o trabalho usando o quadro Kanban Scrum: ferramenta visual para mostrar o andamento das atividades. É só gerar um painel com todas as tarefas, com o status de cada uma e colocá-las onde todos possam ver. 

• Equipes enxutas: o especialista sugere que os times sejam formados por até 10 pessoas. Estudos demonstram que times pequenos trabalham de forma mais eficiente quando comparados a grandes times. 

• Sem títulos de função: estudos também comprovam que quando não são criados títulos para as pessoas que possam limitar seu papel dentro de um time, elas trabalham melhor. 

• Prioridades: o Scrum sugere que as atividades sejam priorizadas, mantendo o foco em sua execução diária. 

• Atenção a sobrecarga: quando um time vira noites para entregar um projeto, você deve ficar atento e a forma de trabalho precisa ser revista. Em algum momento poderá ocorrer uma falha que colocará o projeto em risco. 

 

Como aplicar o Scrum no meu negócio 

Para colocar em prática o Scrum na sua empresa, existem alguns passos que devem ser seguidos. Estes passos auxiliarão os times a terem mais eficiência para associar o Scrum à sua rotina. Veja alguns passos: 

 

Planeje Sprints 

Faça o planejamento de cada sprint (sequência de atividades com prazo estabelecido), estipulando prazos, os envolvidos e suas responsabilidades. Importante avaliar as ferramentas que serão essenciais e como elas devem ser inseridas no dia a dia das equipes. Também é essencial avaliar o que foi entregue ao final de cada sprint, analisando o que deu errado e as boas práticas que devem ser replicadas.  

 

Faça reuniões regulares

Como já mencionado, as reuniões são pontos importantes do Scrum, por isso, mantenha a prática para garantir que todos estão na “mesma página”. Nas reuniões solucione as dúvidas e faça correções nas práticas que não foram tão eficientes. Todos trabalharão em objetivos semelhantes, mesmo que tenham alta autonomia. 

 

Uma boa base para os times trabalharem 

Para implementar o Scrum no seu negócio é fundamental disponibilizar ferramentas em que os times possam executar as tarefas com qualidade. Lembrando sempre que a cultura da empresa deve ser adaptada para esse novo ambiente de gerenciamento.

 “É essencial investir em boas ferramentas tecnológicas, que facilitam a organização, execução e avaliação dos projetos. Além disso, os times devem ter autonomia para garantir que haja agilidade e evitar atrasos nas entregas” – finaliza Fabiano.

Está preparado para colocar a metodologia Scrum em prática? A ECS oferece soluções que auxiliam você a melhorar a eficiência e a produtividade do seu negócio.   

Veja mais

Ilustração
WhatsApp us