Banner

Software

Blog

Machine Learning: a tendência que vai ajudar seu negócio

Entenda mais sobre o machine learning e como a tecnologia pode apoiar sua empresa

22/03/2021
Facebook Whatsapp Linkedin

Podemos estar falando de algo futurista, entretanto, machine learning (em português ‘aprendizado de máquina’) é um recurso de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. O seu diferencial está ligado em dispensar atividades humanas na compreensão de grandes volumes de dados. 

A tecnologia está presente na escolha de playlists do Spotify ou nas indicações de marcação de pessoas em fotos no Facebook. Mas esses são apenas alguns exemplos. Nas empresas, o machine learning é um diferencial para negócios que aplicam a transformação digital. 

Quer saber mais detalhes sobre o machine learning e como o recurso pode impactar no seu negócio? Convidamos você a ler nosso conteúdo!

 

Como opera o machine learning? 

A tecnologia funciona captando dados de maneira massiva. Por meio do processo, é possível identificar padrões por meio de algoritmos e métodos técnicos. Com o machine learning, torna-se plausível executar processos rápidos, diversas vezes e com um volume de informações progressivamente mais denso. Por isso a repetição é importante, porque novos dados levam a máquinas mais inteligentes e respostas mais assertivas.  

 

Métodos populares de machine learning

As táticas mais adotadas são: aprendizagem supervisionada, aprendizagem não supervisionada e aprendizagem por reforço. O primeiro é utilizado quando é viável analisar dados históricos para antecipar eventos futuros. Como exemplo, seria ensinar uma máquina a diferenciar e-mails relevantes e SPAM.

A aprendizagem não supervisionada tem como desafio descobrir relações de dados que não possuem histórico, ou seja, há uma investigação profunda dos dados na procura de padrões que podem ser estratégicos. Um exemplo prático é a Netflix que recomenda filmes e séries automaticamente. 

E o terceiro método, aprendizagem por reforço, é muito usado na robótica, jogos e navegação. O computador é instigado a aprender baseado em tentativas e erros, melhorando o processo na prática direta. Como exemplo, temos a análise de informações do CRM (Customer Relationship Manager) no qual o sistema é responsável por reunir informações sobre compra e comportamento de leads. 

 

As vantagens do machine learning no negócio

Segundo Felipe Souza, Gerente de Arquitetura da Informação da ECS, utilizar essa tecnologia traz diversos benefícios para as empresas. “O machine learning pode ser aplicado no varejo, distribuição, financeiro, marketing e industrial. Oferece mais agilidade no processamento, análise e geração de insights com base em dados. Dessa forma, podemos identificar novos comportamentos de clientes, descobrir possíveis GAPs na operação ou antecipar possíveis problemas, por exemplo” – explica Felipe.

 Outras vantagens são aumento de produtividade, otimização de custos e maior assertividade na tomada de decisões. Dessa maneira, o negócio se sobressai com relação a concorrência. Logo, o machine learning é essencial na melhora de resultados e da rotina das empresas. 

A ECS está preparada para ajudar seu negócio na implementação de Machine Learning. Por meio de soluções de Data & Analytics personalizamos visões, métricas, painéis de controle e indicadores conforme a necessidade do cliente. Entre em contato com a gente!

Veja mais

Ilustração
WhatsApp us