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Inteligência de mercado na área de vendas

A inteligência de mercado ajuda a área de vendas a aumentar a competitividade a partir de dados

13/08/2021
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No mercado, seja qual for o setor ou o tamanho da empresa, conhecer muito bem a área em que atua é fundamental para crescer e se destacar em meio a concorrência. Mas como monitorar e acompanhar o que acontece no mercado? 

A inteligência de mercado tem esse papel. Colhendo e analisando dados externos, a inteligência de mercado, ou inteligência competitiva como também é conhecida, aponta oportunidades estratégicas de marketing e vendas. 

Como tirar ganhos da inteligência de mercado para a área de vendas? Neste conteúdo, vamos abordar sobre porque investir em inteligência de mercado e a sua relevância. Siga a leitura! 

 

A importância da inteligência de mercado para a empresa 

Utilizar a inteligência de mercado como aliada na tomada de decisões é essencial. Veja a seguir, algumas razões da inteligência de mercado ser relevante. 

 

Agilidade

Aplicando a inteligência de mercado, é possível antecipar os movimentos do mercado e compreender como as mudanças podem afetar o seu negócio. Dessa maneira, você tem tempo de se preparar e traçar uma estratégia para não ficar para trás. 

 

Aprender com os erros e acertos dos outros

Uma das formas mais assertivas de tomar boas decisões é prestar atenção nos erros e acertos da concorrência. Dessa forma, você analisa as estratégias que funcionaram, encontra exemplos de sucesso e coloca em prática conforme a realidade do seu negócio. 

 

Identificar as oportunidades 

Pesquisa e análise são ferramentas fundamentais que são usadas pela Inteligência de Mercado com 2 objetivos: primeiro, saber o que de fato está acontecendo no mercado e, a partir disso, perceber onde estão as oportunidades. 

 

Inovação

Quando uma empresa presta atenção somente na sua bolha, fica difícil criar algo novo. A inteligência de mercado possibilita identificar tendências, novas tecnologias e outras novidades. Os setores de marketing, vendas, produto e etc devem se aproveitar das informações disponibilizadas para tomar as melhores decisões e possibilitar inovações a seus clientes. 

 

Inteligência de mercado contribuindo para a área de vendas 

Os dados obtidos através de análises do mercado e da concorrência são valiosas para gestores e vendedores. As informações servem de base para aperfeiçoar as estratégias e as abordagens. Abaixo, listamos 3 formas que as vendas se aproveitam da inteligência de mercado. 

 

Gatilhos de vendas 

A inteligência de mercado faz o monitoramento e observa o cenário dos concorrentes e clientes em potencial. Esta é uma maneira de identificar gatilhos de vendas. A inteligência de mercado ajuda os vendedores a agirem no momento certo. 

 

Análise de modelos comerciais  

A inteligência de mercado contribui com a área de vendas buscando os modelos comerciais mais efetivos. Desse modo, fica mais fácil adequar as diretrizes comerciais da empresa àquilo que é melhor percebido pelos clientes. 

 

Sales Enablement

“Sales Enablement” se refere em equipar os times de vendas com informações, conteúdos e orientações para vender mais. A inteligência de mercado pode disponibilizar o que a concorrência oferece, comparações entre produtos e preços praticados para dar mais eficiência aos times de vendas da sua empresa. 

A inteligência de mercado pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. E que tal conhecer as soluções da ECS para turbinar o seu negócio. Fale com nossos especialistas e encontre a solução certa para você. 

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