Banner

Software

Blog

Fábrica de Software como estratégia para aumentar lucros

Conheça como investir em Fábrica de Software pode trazer vantagens que melhoram os resultados de uma empresa

19/10/2021
Facebook Whatsapp Linkedin

Buscar satisfação de clientes e melhores resultados são objetivos de todas as empresas há muito tempo. Da mesma forma, concorrência cada vez mais acirrada e pressão por redução de custos fazem parte da realidade.

Nesse contexto, contratar uma Fábrica de Software é uma estratégia eficiente para eliminar gargalos de operação, melhorar os processos internos, reduzir a incidência de erros e aumentar a produtividade.

Neste artigo vamos abordar o conceito e benefícios de investir em Fábrica de Software. Confira o conteúdo! 

 

Entenda o que é uma Fábrica de Software 

O conceito surgiu na década de 60 e basicamente trata-se do processo de criar sistemas customizados para a realidade da empresa, com o propósito de melhorar processos e aumentar produtividade. 

Todas as áreas podem ser envolvidas e, dessa forma, usarem menos tempo para executar tarefas e direcionarem mais tempo para análise de resultados e discussão das evoluções que o negócio precisa.

A japonesa Hitachi foi a primeira empresa a utilizar o termo “Fábrica de Software” em 1969 com seus Hitachi Software Works. Na década de 70, empresas como NEC, Toshiba e Fujitsu passaram a adotar a prática. 

 

O funcionamento de uma Fábrica de Software 

Pense em uma fábrica de calçados. Ao invés de criar somente um modelo e tamanho, a fábrica tem capacidade de produzir diversos modelos com cores e tamanhos diferentes. Com essa analogia, explicamos um pouco do que é uma Fábrica de Software, que consegue trabalhar de forma muito mais personalizada do que o exemplo acima. 

Podemos resumir o funcionamento de uma Fábrica de Software em 4 grandes etapas:

Captação de necessidades internas: as áreas envolvidas passam suas necessidades e todas as regras / processos são descritos, ficando claro o que o software deverá fazer uma vez que estiver pronto. Essa etapa é comumente chamada de Product Discovery.

• Desenvolvimento: a partir das regras e processos formalizados, o time técnico constrói o software, programando todos os módulos, funções, telas etc.

• Homologação: após o desenvolvimento, uma equipe especializada testa o software que foi construído com o objetivo de detectar eventuais erros que devam ser corrigidos antes da entrega final ao cliente.

• Go Live: publicação do software para uso do cliente. As boas práticas atuais recomendam que o software seja publicado em nuvem, ou seja, ao invés de estar instalado em uma máquina física dentro da empresa, o software é publicado em serviços Cloud como Amazon ou Google.

 

Quais são as vantagens?

A Fábrica de Software pode trazer muitos benefícios para uma empresa. Aqui listamos alguns deles. Conheça agora: 

 

Redução de Custos  

Qual o software ideal para a sua empresa? Utilizar o mesmo sistema que o seu concorrente não é uma boa ideia para se destacar no mercado. Com um software personalizado você reduz ao máximo custos e retrabalho.

 

Produtividade

A partir da redução de custos e retrabalho as equipes direcionam mais tempo para análise de resultado, melhorando produtividade e efetividade.

 

Satisfação

O software personalizado contribui diretamente para que as equipes atinjam seus resultados com menor esforço operacional, aumentando a satisfação dos colaboradores. Dessa forma, uma empresa mais efetiva com colaboradores mais satisfeitos tornam a experiência do cliente muito mais positiva.

 

Viu como a Fábrica de Software pode ser explorada estrategicamente por sua empresa?

A ECS pode ajudar você nessa jornada. Com quase 20 anos de atuação no mercado, auxiliamos a sua empresa a definir prioridades, planejar regras e mapear entregas. É só falar conosco

Veja mais

Ilustração
WhatsApp us