Banner

Tecnologia

Blog

Era cognitiva: você está preparado para essa nova realidade?

A era cognitiva está acontecendo e o seu negócio precisa estar preparado para não ficar para trás

05/05/2021
Facebook Whatsapp Linkedin

As soluções tecnológicas trouxeram uma nova realidade na maneira como interagimos com as máquinas. Para quem é fã de ficção científica pode comemorar, pois cada vez mais o real se aproxima da fantasia. 

Os avanços das tecnologias trouxeram facilidades para a nossa rotina e a nossa interação com as máquinas está se encaminhando para um novo sentido, no qual nos referimos a este novo fenômeno como “Era Cognitiva”. 

A Era Cognitiva impacta o seu negócio e é sobre isso que vamos falar neste conteúdo: computação cognitiva, exemplos de tecnologia e como a sua empresa pode se preparar. Continue a leitura!

 

Computação cognitiva 

Computação cognitiva é a reprodução da inteligência humana por meio de computadores tecnologicamente avançados. Sua proposta é replicar a forma que pensamos sobre problemas e disponibilizar soluções para que a interação com um software não seja mais tão complexa. 

Adotando recursos de mineração e armazenamento de dados, a computação cognitiva intenciona criar sistemas preparados para solucionar problemas complexos sem a necessidade da interação humana. 

Além do mais, a computação cognitiva tem a competência de aprender e adequar as suas decisões e pensamentos, visto que apresentam uma diversidade de respostas para qualquer questionamento. 

 

Exemplos de tecnologias da era cognitiva 

Mesmo que seja um conceito novo, a era cognitiva já está inserida em algumas funcionalidades da inteligência artificial, como no ramo da robótica e das realidades virtuais. Confira a seguir alguns exemplos do que já está acontecendo:

 

Watson Oncology

A tecnologia Watson Oncology, da IBM, tem a capacidade de acelerar a tomada de decisões em pesquisas médicas, por exemplo, gerando respostas assertivas para os problemas apresentados. 

 

Revl

Aplicativo da empresa Go Moment, o Revl atua no setor hoteleiro. A ferramenta responde dúvidas simples dos hóspedes, recomenda pontos turísticos locais e atende pedidos de refeições no quarto. 

 

CognitiveScale

Voltado para o atendimento ao consumidor, o sistema possibilita que as empresas lidem com solicitações dos clientes em tempo recorde. O CognitiveScale apresenta insights, previsões e recomendações, ficando mais inteligente à medida que interage com o público. 

 

Como o seu negócio pode se preparar

A computação cognitiva é a maior e mais radical mudança da área de TI nos últimos anos. Para entrar na Era Cognitiva, o primeiro passo que a sua empresa precisa fazer é melhorar o relacionamento do negócio com a coleta de dados.

Mudar a cultura e a infraestrutura de TI sobre as quais o seu negócio atua também é essencial, bem como contar com profissionais especializados e capacitados.

Gostou do artigo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das novidades sobre tecnologia e inovação. 

Veja mais

Ilustração
WhatsApp us