Banner

Tecnologia

Blog

Descubra o que é um Data Warehouse

Um data warehouse pode ser traduzido como “armazém de dados”, sendo visto como um recurso para ajudar as empresas na hora de tomar decisões

16/07/2021
Facebook Whatsapp Linkedin

Um data warehouse compreende um banco de dados de diversas fontes, geralmente usado como base para análises avançadas de business intelligence (BI). O conceito pode ser traduzido para o português como ‘armazém de dados’, sendo o “local” onde os dados são armazenados e são aplicadas as regras de Data Quality (pesquise aqui no nosso blog matéria que explica o que é o Data Quality).

Atualmente, um data warehouse é o ponto de partida para geração de relatórios, dashboards e indicadores que auxiliam diretamente nas tomadas de decisões. Por essa razão, conheça mais sobre o conceito. Boa leitura!

 

Características de um data warehouse

Um data warehouse se descreve como um sistema ativo de prospecção e tratamento de dados para amparar aplicações específicas. Entre os seus principais atributos, destacamos:

Em um data warehouse, são armazenados dados provenientes de bancos de dados operacionais (bases transacionais) além de dados originados em pesquisas e institutos de informação;

• Uma vez integrados, os dados podem passar por um processos customizado de Data Quality melhorando sua qualidade e organização (normatização);

• Um data warehouse viabiliza consultas com mais agilidade e pode gerar relatórios em lote, conforme o conceito de BI; 

• Os usuários finais normalmente são cientistas de dados, analistas de negócios ou desenvolvedores de dados. Assim, um data warehouse atende a diferentes áreas (e necessidades) dentro da mesma companhia;

• A arquitetura básica de um data warehouse tem como sustentação as diferentes fontes de dados on-line ou em rede, das quais as informações são coletadas, filtradas e, se for o caso, eliminadas. 

  

Os principais tipos de data warehouse

A estrutura de um data warehouse pode variar de empresa para empresa, sendo classificado de diferentes formas. Veja abaixo as mais utilizadas:

Integrado: tem como propósito criar relações consistentes entre dados de fontes variadas, preparados para padronizar dados que vêm de diferentes sistemas, possibilitando que, mais tarde, eles sejam tratados dentro dele. 

• Variável ao longo do tempo: se caracterizam pela utilização do recurso de data mining, que concebem como ponto de partida principal um ou mais períodos de tempo . 

• Por assunto: atende aos objetivos de negócios em cenários específicos, previamente mapeados de acordo com as necessidades do negócio. 

 

Vantagens e desvantagens de utilizar um data warehouse

 Vamos conhecer algumas vantagens e ponto de atenção na construção / aplicação de um data warehouse. Confira: 

 

Vantagens:

• Simplicidade no dia-a-dia e maior qualidade de dados;

• Acesso rápido e de fácil uso;

• Redução do custo de operação;

• Viabiliza maior facilidade para a construção de indicadores e dashboards.

 

Pontos de Atenção:

• Estruturação exige equipe capacitada para mapeamento de todo o tratamento de dados necessário visando simplificar o dia-a-dia das áreas;

• Falhas de mapeamento podem levar a maior tempo de desenvolvimento;

• A integração com sistemas e softwares legados pode ser complexa e exigir grande parte do tempo (esforço) de equipes internas;

Quer agilizar a implantação de um data warehouse e minimizar os riscos ligados aos pontos de atenção que destacamos? Fale com a gente e deixe nossa equipe especializada trabalhar por você!

Veja mais

Ilustração
WhatsApp us