Banner

Tecnologia

Blog

Data Mining: saiba como o conceito pode ajudar seu negócio

A aplicação do data mining no seu negócio pode impactar positivamente os resultados

06/08/2021
Facebook Whatsapp Linkedin

Certamente no dia a dia da sua empresa você precisa lidar com um amplo volume de informações, sendo em sua maioria, armazenadas em bancos de dados digitais. Nesse sentido, separar o que é importante e gerar valor para um negócio seria muito difícil se não houvesse ferramentas apropriadas.

Alguns recursos vêm se tornando cada vez mais comuns em muitas áreas de  gerenciamento de negócios. Um exemplo de uma ferramenta bastante utilizada é o data mining, ou mineração de dados, que pode ser decisivo impactando de maneira positiva nos resultados. 

Ficou interessado em compreender um pouco mais sobre o data mining e como ele pode auxiliar a sua empresa? Continue a leitura conosco. 

 

Data mining: o que é e como funciona? 

O data mining é um processo no qual a tecnologia executa de forma programada a análise e coleta de dados no ambiente digital, possibilitando identificar oportunidades, hipóteses e problemas com agilidade. Os insights geram vantagens competitivas para as empresas.

O processo se sustenta em três pilares: estatística clássica, inteligência artificial e machine learning. O primeiro para verificar as causas como variância e desvio padrão, o segundo relacionado a matriz do machine learning, o terceiro e último, a competência que as máquinas contêm de armazenar conhecimento e tornarem-se inteligentes. 

O data mining é executado por meio da criação de modelos em que são usados algoritmos para atuar sobre um conjunto de dados. Isso acontece em três estágios diferentes. No primeiro momento é construído o modelo, em que o usuário define o problema que pretende solucionar. 

No segundo momento, é executado o algoritmo sobre as tabelas escolhidas no primeiro estágio; o usuário determina qual conjunto de dados será examinado. No último momento, é a hora da consulta de dados “mineirados” permitindo ao usuário fazer uso do conjunto de regras e padrões resultantes. 

 

Data mining e data warehouse são a mesma coisa?

Apesar de serem associadas, às definições de data mining e data warehouse apresentam diferenças. Como vimos, o data mining é um processo analítico que reúne um conjunto de técnicas e processos de coleta de dados. 

Já o data warehouse concebe um banco de dados de muitas fontes, no geral utilizado com base em análises avançadas de BI. É responsável por gerar e organizar relatórios por intermédio de históricos. 

Com aplicação dos processos corretos fica executável efetuar ambos os conceitos em diferentes situações e para os mais diversos objetivos. 

 

Como o conceito pode ser aplicado nos negócios? 

Basta assumir que o Data Mining é uma ação relativa ao planejamento do seu negócio, conforme abaixo:

 

Identificação do problema 

São identificados possíveis problemas a serem resolvidos e os objetivos. 

 

Coleta e exploração dos dados 

Coleta e análise de dados, podendo ser feitos através de algoritmos programados exclusivamente para esse fim. 

 

Estruturação dos dados 

Transformação de dados em informações, ou seja, os dados são classificados e agrupados para que permitam a geração de relatórios, dashboards e indicadores. 

 

Modelagem e análise

Construção dos indicadores, gráficos e tabelas que serão usados pelo gestor para detectar oportunidades e desvios a serem corrigidos no dia-a-dia da operação.

 

Implementação

Disponibilização de acesso às informações (dados “mineirados”).

 

Seja qual for a área de atuação da sua empresa, colocar em prática as soluções de data mining coloca o seu negócio à frente daqueles que não utilizam o conceito. Use os dados a favor da sua empresa. Disponha dos serviços de Data & Analytics da ECS, somos pioneiros em projetos de visibilidade.  

Veja mais

Ilustração
WhatsApp us