Banner

Tecnologia

Blog

Conheça a importância da criação de um product backlog

Um product backlog é uma lista de tarefas responsável por conduzir um projeto conforme as prioridades de entrega

10/12/2021
Facebook Whatsapp Linkedin

Dar prioridade às atividades de um projeto e organizá-los é fundamental, principalmente em um cenário de mudanças frequentes. Utilizar métodos ágeis para a otimização dos projetos auxilia as equipes em entregas rápidas e com empenho nas exigências do cliente. 

Para qualquer projeto ágil, ter um product backlog bem organizado é essencial. Mas, calma aí! Product backlog? Sim! Basicamente é uma lista de tarefas que tem um prazo estipulado para ser entregue. Essa lista integra breves descrições das funcionalidades desejadas para um produto. 

Ele é indispensável para o andamento da gestão de projetos de uma equipe de desenvolvedores. Por esse motivo, mantê-lo organizado é importante para o andamento das etapas. 

Você está preparado para conhecer um pouco mais sobre o product backlog? Acompanhe a seguir! 

 

As características do product backlog 

O product backlog tem como característica o dinamismo, estando sempre em mudança contínua. Ou seja, é preciso ter consciência de que ele nunca está completo, e que eoluiu o tempo todo. Abaixo, conheça outras particularidades do product backlog para manter tudo organizado. 

Priorização: ele é estruturado de maneira a dar prioridade e detalhar mais as evoluções consideradas mais importantes. Nesse meio-tempo, as menos importantes são minimamente detalhadas, justamente para manter essa característica dinâmica.

Visibilidade: o product backlog precisa estar perceptível para toda a equipe, dessa forma, todos tem o conhecimento das funcionalidades do projeto que está sendo executado. 

Ordenação de itens: no product backlog organizar os pontos é uma tarefa contínua. Isso significa que o product backlog está sempre ajustando a ordem e o detalhamento dos pontos, conforme chegam as novas informações em relação ao produto. 

 

Boas práticas para desenvolver um product backlog 

Agora que você compreendeu um pouco sobre as características de um produto backlog, que tal entender sobre as boas práticas no desenvolvimento de um bom backlog? Confira a seguir!

 

Identidade do produto

Inicie o seu backlog com um título que seja resumido e autoexplicativo. Pode ser algo bem simples como “backlog do software de gestão de vendas”. Não é exigido uma chamada publicitária ou um nome inédito. É somente algo funcional para que todos da equipe compreendam. 

 

Tarefas e descrições

Na próxima etapa você precisa listar as atividades previstas para o projeto, acompanhado das descrições e o tempo previsto de cada uma delas. Caso algum ponto esteja fora do escopo, basta criar uma subtarefa. 

Seguindo o exemplo do projeto de software, pode ser que haja um total de 10 tarefas. Sendo assim, cada tarefa seria retratada em páginas separadas, facilitando o acompanhamento do processo

 

Determinando as prioridades 

O product backlog visa comunicar o time sobre as prioridades de desenvolvimento. Logo, todas as tarefas devem estar organizadas de acordo com a sua importância, começando sempre pela atividade mais relevante. 

Para manter a organização na gestão de projetos e garantir que as entregas sejam feitas com agilidade e assertividade, adotar o product backlog é fundamental para alcançar o sucesso nos projetos. Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando e aproveite para conferir outros conteúdos do nosso blog

Veja mais

Ilustração