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Aprenda como melhorar a experiência do usuário

Veja nossas dicas de como otimizar a experiência do usuário na sua empresa

01/04/2021
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Começamos este artigo ressaltando o quão importante é a experiência do usuário. Uma experiência positiva rende muitos frutos para a empresa, já uma negativa… dá para imaginar as consequências, certo? 

Esse conceito nunca foi tão importante como agora. Com os usuários mais tempo no online, eles buscam por mais praticidade para encontrar informações. Sendo assim, é fundamental que as empresas ofereçam uma boa experiência, caso não queiram perder seus clientes. 

No artigo de hoje vamos falar mais sobre o conceito e apresentar dicas para serem aplicadas em um negócio. Boa leitura!


Conceituando experiência do usuário 

 

Experiência do usuário (em inglês ‘User Experience – UX’) são todas as interações de alguém com uma marca ou ferramenta. Isso demanda também esforços na presença digital de uma empresa, investindo conforme o comportamento e característica dos usuários. Dessa forma, o conceito é formado por 4 pilares:

•  Usabilidade: site funcional e fácil de navegar

•  Utilidade: conteúdo relevante

•  Acessibilidade: viabilidade de acessar por qualquer dispositivo 

•  Funcionalidade: a página deve cumprir o objetivo para o qual foi planejada


De que maneira uma empresa pode melhorar a experiência? 

 

Confira as nossas dicas para otimizar a experiência dos consumidores em seu negócio.


Conheça a sua persona 

Não tem escapatória. Se você não entender o seu público a fundo, muito dificilmente conseguirá oferecer uma boa experiência. Comece se colocando no lugar dos usuários e perguntando a eles quais as necessidades e sugestões. Isso é o primeiro passo para o sucesso.


Torne as páginas mais interativas 

Disponibilizar uma experiência dinâmica para os usuários também se faz muito útil. Um dos caminhos é trabalhar com conteúdo trazendo para a página formatos como infográficos, whitepapers, ebooks, vídeos, entre outros.


Invista em testes

Testar sempre é muito importante e com UX não é diferente. Um caminho muito interessante é a realização de testes A/B. Basta criar mais de uma versão de uma página, por exemplo, e testar qual tem mais aderência e performance. Esse processo irá facilitar muito nas decisões finais que você precisa tomar.


Fique atento aos resultados 

Monitorar os resultados é fundamental para avaliar se as estratégias estão funcionando. Assim, os dados mostram onde ainda é preciso melhorar e o que está dando certo. Revisar a experiência do usuário deve ser um processo constante em sua empresa!


Não esqueça dos dispositivos móveis 

É imprescindível que o site da sua empresa funcione em qualquer tamanho de tela ou tipo de aparelho. Isto é, desenvolva um design responsivo. Para o usuário, é essencial chegar no que ele quer, não importa o tipo de dispositivo.


Gostou das nossas dicas? Lembre que seu negócio pode contar com o time de especialistas da ECS para melhorar a experiência de seus usuários. Atuamos há mais de 30 anos no mercado de tecnologia.
Converse agora conosco e comece a transformar sua empresa.

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