Banner

Tecnologia

Blog

API Economy: quais os impactos no seu negócio?

API Economy é uma das principais causas da transformação digital dos negócios

05/11/2021
Facebook Whatsapp Linkedin

A transformação digital trouxe maior protagonismo da tecnologia dentro das empresas, com inovações a todo instante em produtos, serviços e processos. Dados do Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020) mostram que, com a pandemia, cerca de 87,5% das empresas hospedadas no país implementaram alguma iniciativa voltada à transformação digital. 

Uma das formas de estar atualizado diante dessas transformações e impulsionar os negócios é o uso de APIs (Application Programming Interfaces). APIs são um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas que conectam um software a outro. Sua importância é tão grande para os negócios que já temos um movimento chamado API Economy (Economia de API, em português). 

O termo ganhou mais destaque desde que a Forbes declarou 2017 como “O Ano da Economia da API”, sendo o assunto um dos principais fatores da transformação digital. Mas esse movimento impacta um negócio? É sobre isso que vamos apresentar aqui. Boa leitura! 

 

O conceito de API Economy

Antigamente, os profissionais de tecnologia utilizavam as APIs para solucionar problemas mais pontuais de interface e  conectividade. Com o tempo, essa inovação trouxe o entendimento de que as APIs poderiam ser um elemento essencial na construção de novas soluções preparadas para impactar resultados operacionais e inovar dentro de uma empresa.

Assim, a API Economy pode ser descrita como a forma com que as APIs impactam positivamente os resultados do negócio. Por meio das APIs qualquer plataforma se torna altamente disponível viabilizando, por exemplo, que qualquer empresa consuma dados e/ou se integre com quaisquer outros sistemas.

 

O impacto de uma API Economy em um negócio 

Por intermédio de APIs, empresas gigantes como o Google abriram caminhos para introduzir novos modelos de negócios. A API do Google Maps, por exemplo, pode ser aplicada para integrar esse serviço em diversos sites e aplicativos, melhorando a experiência dos usuários

Entre os benefícios que uma API Economy destacam-se a expansão da operação da empresa, a possibilidade de inovação perante os clientes, a maior agilidade na captação de clientes (com um processo de prospecção automatizado) e a contribuição para que a área de TI seja ainda mais estratégica uma vez que contribui diretamente para a inovação nos produtos e serviços da empresa. 

Você pode notar que uma API Economy pode ser muito vantajosa para a sua empresa. Com uma estratégia bem executada é viável conectar com maior agilidade os seus negócios. Gostou do conteúdo? Sugerimos que leia outros artigos relacionados à transformação digital.  

Veja mais

Ilustração
WhatsApp us