Banner

Tendências e Mercado

Blog

05 tendências de TI para ficar de olho

Saiba quais serão as tecnologias que estarão em alta nos próximos anos

15/11/2021
Facebook Whatsapp Linkedin

A atual pandemia obrigou muitos setores a aderirem a inovação, investindo pesado na tecnologia e mostrando o que muitos não queriam enxergar: a digitalização é um caminho para empresas de qualquer tamanho se tornarem mais competitivas. 

Conforme dados do DT Index 2020 (Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020), do total de empresas hospedadas no Brasil, 87,5% implementaram alguma transformação digital no ano passado, ultrapassando a média mundial que foi de 85%. 

Descubra a seguir quais serão as tendências de TI para os próximos anos, de acordo com a 32º Pesquisa Anual do Uso de TI no Brasil executada pelo FGVcia (Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas). Alerta de spoilers! 

 

Computador por habitante 

O estudo mostra que hoje no Brasil temos 440 milhões de dispositivos digitais em uso, o que corresponde a mais de dois dispositivos digitais por habitante. No total, o país tem cerca de 198 milhões de computadores em utilização, ou seja, são 9,4 máquinas para cada 10 habitantes (94% per capita).

Esse dado coloca o Brasil atrás dos Estados Unidos (69%), mas bem elevado da média mundial de 82% na proporção de computadores em uso por habitante. Entre 2022 e 2023, a perspectiva é que o Brasil tenha 216 milhões de máquinas em uso, número que deve ser proporcional aos 216 milhões de habitantes da população brasileira no mesmo período. 

 

Sistema operacional, videoconferência e antivírus

Sobre o principal sistema operacional ativo no computador do usuário, o estudo apresenta uma participação de 97% do Windows, 2% de Unix e família e 1% de outros sistemas. No contexto dos servidores corporativos, são 77% da base instalada utilizando Windows, seguido de Linux (18%) e outros sistemas (5%), que abrangem Unix e Apple.

Na categoria de colaboração e videoconferência, a pesquisa mostra o Zoom com cerca de 40% de participação nas empresas. A lista também engloba o Microsoft Teams (32%), Google Meets (18%) e outros recursos (10%).

Com relação aos programas de antivírus, os aplicativos que se destacaram foram: Intel McAfee (29%), Symantec (28%), Microsoft (12%) e Kaspersky (10%). Também aparecem na lista o Avast e AVG (9%), Trend (8%) e outros (4%).

 

Internet e inteligência analítica 

O relatório da FGVCia observou também quais são os navegadores mais usados pelas empresas e entre os resultados mostram uma presença de 62% do Microsoft Edge e Explorer, 30% do Google Chrome, 7% do Mozilla FireFox e 1% de outros produtos, como o Safari.

Com relação a inteligência analítica que compreende todos os produtos de business intelligence, business analytics, CRM e os sistemas de apoio ao executivo, o estudo mostra a SAP em primeiro lugar com 25% de participação nos negócios. Produtos da Oracle (16%), Totvs (15%), Microsoft (15%), Qlik (15%) e IBM (9%) também aparecem na lista. 

 

Gastos e investimentos

Em 1992 as organizações investiam, em média, cerca de 2% da receita com tecnologia. Hoje, conforme aponta a pesquisa, esse número é de 8,2%, apontando um investimento crescente das empresas em ferramentas e serviços de TI. Ao que tudo indica esse número deve se aproximar de 9% nos próximos anos e seguir crescendo. 

 

O futuro

A pesquisa da FGVCia mostra que para as empresas, os principais projetos de TI para os próximos anos são a efetivação de inteligência em analytics e a migração, implementação e integração de funcionalidades do ERP (Sistema Integrado de Gestão). Para grandes empresas, o estudo apresenta uma tendência à falta de mão de obra e, consequentemente, aumento da busca por novos talentos. 

O próximo ano está se aproximando e precisamos prestar atenção a essas tendências. Que tal começar 2022 investindo na transformação digital do seu negócio? Conte com quem entende de tecnologias. Por isso, contate a ECS

Veja mais

Ilustração
WhatsApp us